Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

AS SABEDORIAS DE SALOMÃO - 11a Sabedoria... ''Promessas''

11a Sabedoria – Promessas

 

Tenha cuidado quando for ao Templo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá pronto para ouvir e obedecer a Deus. Pense bem antes de falar e não faça a Deus nenhuma promessa apressada. Deus está no céu, e você, aqui na Terra, portanto, fale pouco. Quanto mais você se preocupar, mais pesadelos terá; e, quanto mais você falar, mais tolices dirá. Assim, quando você fizer uma promessa a Deus, cumpra logo essa promessa. Ele não gosta de tolos; portanto, faça o que prometeu. É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir. Não deixe que as suas próprias palavras o façam pecar. Assim você não terá de dizer ao sacerdote que o que você queria dizer não era bem aquilo. Para que fazer Deus ficar irado com você? Porque deixar que ele destrua as coisas que você conseguiu com o seu trabalho? Mesmo nos seus muitos sonhos, em todas as suas ilusões e em tudo o que disser, você deve temer a Deus.


 

Salomão busca a sabedoria universal sobre um ato humano: a promessa. Esse tema é de importância para a vida espiritual, pois inclusive Jesus Cristo na Boa Nova falou sobre ele.

“Vocês sabem o que foi dito aos seus antepassados: “Não quebrem a sua promessa, mas cumpra o que jurou ao Senhor que ia fazer”. Porém, eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; nem pela terra, pois é o estrado onde Ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. Não jurem nem mesmo pelas suas cabeças, pois vocês não podem fazer um só fio de cabelo ficar branco ou preto. Digam apenas “sim” ou “não”, pois qualquer coisa mais que disserem vem do Diabo”.

Realmente esse tema é de suma importância para a existência humana do ser universal. A promessa é um comprometimento. Quem promete alguma coisa se compromete a executá-la. No entanto, o ser humano não pode fazer nem um só fio de cabelo ficar branco ou preto, como então se comprometer em realizar algo?

A promessa nasce da verdade individual do livre-arbítrio de agir. Só por isso o comprometimento já seria um pecado, ou uma existência sem a presença de Deus. Imaginar-se capaz de agir livremente, por vontade própria, é dividir o Universo em dois e nomear-se a causa primária do mundo material. Afasta o ser humano da realidade universal: a ação universal acontecendo pela vontade de Deus e pelo faça-se. 

Quanto mais você falar, mais tolices serão ditas. Suas palavras são baseadas em verdades individuais. Deus comanda as palavras para que você exponha suas verdades com o objetivo de que os outros, através dos relacionamentos, vejam as tolices que eles também imaginam.

É melhor você não dizer nada do que fazer uma promessa. Quem não se compromete com nada vive dentro da realidade universal: se Deus quiser. Não afirme nada como definitivo, pois apenas Deus dá a definição de todas as coisas. Diga apenas sim ou não.

A concordância ou discordância das verdades do próximo é uma verdade universal. Quando alguém faz uma afirmação pode haver concordância ou não entre as suas verdades e as dele. Isso é um fato. “Eu gosto do amarelo e você?” “Não”.

Não há fuga à realidade: o ser não gosta do amarelo. “Eu não gosto do amarelo, porque essa cor é muito feia”. A realidade foi ferida, porque o amarelo não é uma cor feia ou bonita: é apenas uma cor.

Nesta afirmação houve um comprometimento. O ser se comprometeu com um critério individual de qualificação de cores. Fugiu da realidade, porque os valores dessa escala, se ela houvesse, seriam individuais. Na realidade não existe escala porque no Universo todas as coisas se fundem, trabalham para um todo. Não importa que lugar a cor amarela ocupasse em uma fictícia escala, ela seria tão importante quanto a mais ou menos elevada.

É isso que os seres universais aprenderão quando se purificarem. Qualquer divisão de elementos não existe porque todos compõem uma identidade maior. Em qualquer escala de qualquer elemento do universo, tanto o maior como o menor, a participação do elemento é definitiva para a individualização do todo. Na realidade, o todo é o somatório da função de cada um. Se alterarmos o que qualquer um execute, teremos um resultado total diferente: teremos um universo diferente.

Apliquemos esse ensinamento ao ser humanizado. Você é o conjunto de verdades que possui: elas lhe dão uma identidade. Entretanto, seu conjunto de verdades não foi criado por você, mas surgiu por apropriação das verdades societárias.

A mãe e pai que teve, os irmãos com quem conviveu, toda a sua família. A escola que cursou, os amigos e inimigos que fez: tudo contribuiu para o que você hoje chama de sua verdade.

Altere qualquer dos elementos. Ao invés de pais rígidos imagine-se criado por liberais. Ao invés de ter seguido essa carreira, absorvido determinados ensinamentos, imagine se tivesse estudado para outra profissão. Veja os conselhos dos amigos e aquilo que aprendeu com seus inimigos. Altere qualquer um dos fatores que compuseram você, sua individualidade, suas verdades e veja se continuaria sendo o mesmo? Claro que não: você seria outra pessoa, teria outras verdades. O todo é sempre o somatório de todas as coisas que lhe compõe. Alterando qualquer das partes que formou o todo o resultado final também será alterado.

Apliquemos isso agora à vida carnal. A ação diferente de qualquer ser humano, qualquer ato diferente daquele que está sendo executado, resultaria em um Universo diferente. Você se acha capaz de alterar o Universo? É por isso que precisa ser guiado a agir. É por isso que os individualismos precisam ter suas ações comandadas: para que o todo universal não se altere.

Isso se aplica a todos os elementos que compõem o Universo, a todas as coisas que existem. Quando o elemento é individualizado através de uma verdade individual a sua função é alterada. A cor deixa de ser apenas uma cor e passar a ser uma cor bonita ou feia. Essa descaracterização do elemento se pudesse agir livremente poderia transformar o Universo.

Qualquer comprometimento é a afirmação de uma verdade. Quando um ser humano afirma que algo é verdadeiro ou falso, seja o que for, está se comprometendo com uma escala individual, sem avaliar que a individualidade do todo é alcançada com a participação dos elementos.

O Universo precisa de todas as cores para existir. Se elas aí estão é porque o somatório de todos os matizes é a cor do universo. Azul, verde e amarelo são matizes individualizados que formam o branco do Universo. Comprometer-se com o individualismo através da preferência a uma determinada cor altera o matiz universal. Cria um novo Universo.

Isso se aplica a todas as coisas do Universo. Jesus Cristo não seguiu a religião do seu povo nem fundou uma nova: ele era ecumênico. Acima de tudo, a Boa Nova que o Mestre ensinou é a vivência em comunhão com todas as coisas do universo: o universalismo. Essa era a verdadeira religião de Jesus Cristo: o ecumenismo universal.

Os Mestres enviados por Deus não podem pertencer a uma verdade do homem: uma religião. Todos foram ecumênicos universais. É a verdade individual do homem que se apropria de seus ensinamentos universalistas e os individualiza em religiões. Universalizar-se é atingir o ecumenismo: a verdade de Deus conhecida através da totalidade de Seus enviados.

Esse é o compromisso do ser universal: acabar com o individualismo para alcançar a verdade universal. Esse é um juramento que todos têm que honrar para poder alcançarem a glória de Deus.

Por isso, quando for aos templos (viver) escute o que Deus está lhe dizendo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos: sofrendo por ter sido contrariado. Vá pronto para ouvir e obedecer. “Sim Senhor, reconheço que o amarelo é uma cor que forma o matiz do universo e por isso precisa existir”. Para viver dessa forma não é preciso alterar as cores de sua vida: apenas dar o direito do amarelo existir, sem ser qualificado.

Mas, também não se comprometa com Deus de que agirá sempre dessa forma. A partir do momento que buscar a elevação Deus promoverá as ações do caminho que você escolheu quando isso se tornasse realidade. A partir de agora o seu comprometimento será testado.

Você não é perfeito e por isso falhará. Portanto nem na sua evolução comprometa-se. Apenas diga a Deus no templo: ”Senhor, ouvi a Sua mensagem e a compreendi. A partir desse momento estou em suas mãos: faça de mim um instrumento de Sua vontade”.

Servir a Deus como instrumento da vontade Dele é um dos caminhos que você escolheu no script. Ele será pontuado por fatos diferentes daquele que você está passando agora. Isso não quer dizer que promoverão a sua satisfação, que estarão de acordo com suas verdades individuais. No entanto, qualquer que seja o acontecimento, você será feliz, pois estará cumprindo a sua promessa: servir de instrumento a Deus.

O compromisso de agir é ver-se como instrumento da minha vontade. “Ás seis horas estarei aí”. Assumi o compromisso para servir ao meu desejo de estar em determinado local na hora aprazada. É assim que os seres humanos agem.

Alguns acrescentam “se Deus quiser”. Isso não gera um comprometimento com a vontade do Senhor do Universo: são apenas palavras. Se o ser humanizado combinar e não for sofrerá. Subordinando-se ao Supremo desejo do Pai não faria a sua felicidade depender do cumprimento do juramento.

Se fosse ficaria feliz, se não fosse também, porque o acontecimento seria fruto da vontade de Deus não seu desejo. Na verdade, quando os seres humanos acrescentam a subordinação a Deus, não estão se colocando ao dispor do Pai, mas querem que o Senhor do universo se submeta ao seu desejo individual. “Se Deus quiser, mas Ele há de querer, porque isso é o que eu quero”.

Para não se comprometer nunca utilize o verbo no imperativo. Quando age dessa forma se compromete a cumprir, mesmo que o juramento seja a si mesmo. “Eu vou” é uma promessa que fez a si mesmo de que irá. Se não for sofrerá.

Nunca crie expectativas. Quando se promete com algo a alguém, mesmo que a si mesmo, há a expectativa de que aquilo acontecerá. É essa convicção que leva ao sofrimento. Ela é uma ilusão, porque o homem não pode decidir o que fazer, mas é vivenciada como realidade.

Quando há o comprometimento uma nova realidade foi criada. Quando você diz que vai já se vê lá e o outro espera que chegue. São ilusões, não existem. Você ainda está onde está e só se locomoverá se Deus o levar; ele ainda não chegou, mas você já vive com a presença dele.

A síntese da sabedoria de Salomão é essa. Tudo o que o ser humano se compromete a fazer é uma realidade ilusória. A realidade é o que ele está vivendo e a ação universal: a vontade e o comando de Deus que determina a forma dos acontecimentos.

Portanto, porque deixar Deus irado? Por que deixar que Ele destrua tudo o que construiu com o seu trabalho? Mesmo nos seus muitos sonhos, em todas as suas ilusões você deve incluir Deus como Causa Primária de todos os acontecimentos. “Se, pela vontade de Deus eu for, lá estarei”. Essa é a ação universal, essa é a verdade universal.

Exibições: 11

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço