Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar


Uma das características da vida do ser humanizado é a interdependência das coisas. Convivendo com ela, o ser humanizado compreende que ninguém vive sozinho, mas que todas as coisas e pessoas se interdependem, ou seja, tudo aquilo que se vivencia influencia a tudo o que existe. 


Com o conceito da interdependência podemos dizer que para existir uma planta são necessários o sol, a luz, o calor, a água, a terra, o adubo, o jardineiro, o oxigênio, etc. Sem todos estes elementos não haveria a planta. Portanto, a planta depende de todas estas outras coisas para existir. Se tirarmos um só componente do todo o resultado final se altera e a planta deixará de ser planta e será outra coisa, pois para ser o que é ela precisa de tudo o que a compõe.

Mas, a recíproca é verdadeira. Se a planta precisa do sol para ser planta, o que seria do sol se não fosse a planta? Se não houvesse plantas não haveria jardim e sem ele o jardineiro teria que procurar outro emprego, mas se não houvesse o jardineiro a planta não teria o jardim para viver: tudo que existe no planeta precisa um do outro para existir, ou seja, se interdependem.



Com esta visão, se olhe e pergunte: ‘qual a minha independência com relação às coisas do planeta’? Podemos dizer que todos precisamos do sol, da água e de muitas outras coisas. Esta é a verdade da interdependência: nada existe sem outras coisas. Para que o espírito possa habitar a carne ele precisa da água, do fogo, da terra, do ar. Precisa dos alimentos, precisa do agricultor, precisa do professor e precisa do seu inimigo.

A visão do ‘eu’ que se considera ser humano, daquele que se acha carne, é de que ele é um ser autônomo, adulto, conhece tudo, pode tudo: vive sozinho. Tirando-se o sol, a lua, o campo, os animais, a água, os irmãos de jornada, este ser humano não existirá, pois precisa de tudo isso para existir. 

Precisando de tudo isso para existir, como pode, então, este eu escolher sentimentos negativos que ataquem todas estas coisas? Sem a visão da interdependência ele não conseguirá ver que está cometendo o suicídio.

O ser humanizado consegue imaginar-se não dependente das coisas porque só se vê como espírito quando está dentro da igreja, do templo, do culto. Quando sai dali a sua visão é a de ser humano (ser superior às demais coisas) e por isso não consegue compreender a interdependência das coisas. Só quando o ser humano está em contato com Deus (vê-se como espírito) consegue ver a obra Dele, mas quando volta a ser carne não consegue antever o dedo de Deus nas obras da natureza.

Quando o ser julga-se um humano, um ser independente no mundo que vive, acha-se capaz de julgar as coisas, de definir o certo e o errado. Mas, será que ele é realmente assim tão capaz? Será que realmente ele possui a condição de compreender tudo o que acontece, ou seja, será que ele é capaz de compreender a interdependência das coisas que está presente em cada acontecimento? Somente Deus pode... 

Somente Deus pode compreender perfeitamente a correlação dos acontecimentos. Sim, se tudo que acontece se interdepende, tudo tem correlação. Mas, o que rege a correlação entre um acontecimento aqui e outro no Japão? O equilíbrio universal...

Tudo que acontece no planeta seja aqui e agora ou no mais longínquo recanto do planeta faz parte do equilíbrio universal. Se tudo não estivesse exatamente como está, o Universo estaria desequilibrado. Melhor: se tudo não estivesse como está, o Universo não seria o mesmo...

A interdependência das coisas existe porque qualquer modificação nas coisas sem uma organização maior poderia acabar com o Universo que os seres humanizados conhecem. Como estas modificações são constantes por causa da impermanência das coisas, é preciso alguém que as faça mudarem-se sem que com isso se fira o equilíbrio universal. Por isso somente Deus pode comandar as alterações causadas pela impermanência das coisas.

Somente Deus pode provocar a alteração das coisas sem que com isso se fira o equilíbrio universal porque somente ele possui a visão profunda das coisas universais. Por ser a Inteligência Suprema, somente Ele tem a capacidade de fazer as coisas seguirem o seu círculo impermanente sem que com isso se fira o equilíbrio universal.

É o conhecimento desta característica da vida que destrói a concepção do livre arbítrio do ato. Quem pode agir aqui e ter a plena consciência do que o seu ato corriqueiro de agora pode afetar a quem mora do outro lado do planeta?

Para entendermos isso, vamos pegar um exemplo chulo: ir à padaria comprar pão...

Quem vai à padaria comprar um pão prestando atenção nos reflexos desta ação no resto do planeta? Com certeza não o ser humanizado... Ele acha que este ato não é digno de se prestar atenção e trata-se apenas de uma coisa mecânica, faz parte da rotina da vida. Esquece-se da impermanência, ou seja, que aquele tempo que ele levou para ir comprar o pão não voltará jamais, e da interdependência que faz com que aquele ato tenha uma relevância fundamental para o planeta. Se todos pudessem comer quantos pães quisessem, o que seria das florestas? Elas teriam que virar área de cultivo para o trigo para poder sustentar o desejo de todos...

A interdependência e a impermanência tem que ser um conhecimento vivificado a cada instante para que o ser humanizado compreenda que esta vida possui uma direção que é exercida para que o equilíbrio universal não se altere jamais. Para vivificar estes ensinamentos o ser humanizado precisa libertar-se da idéia de que pode agir livremente e que seus atos podem ser feitos somente com base nos seus desejos individuais e que tudo que existe no planeta é o somatório de todas as outras coisas. 

Por exemplo, uma toalha... Uma toalha não é apenas um pedaço de pano, mas o somatório de todas as coisas que agiram para que ela existisse.  Foi preciso haver a semente do algodão, o solo, o sol, a chuva, o agricultor, o fiador e diversas outras coisas e pessoas para que a toalha existisse. Se entender a toalha apenas como um pedaço de pano, fatalmente, quando da sua transformação pela ação da impermanência, o ser humanizado acabará desprestigiando todas as coisas e pessoas que tiveram que existir para a formação dela.

Sem que as realidades do mundo material estejam presentes no pensamento o ser humanizado não conseguirá vivenciar a vida dentro da sua profundidade. Enquanto enxergar-se autonomamente, vivendo a partir dos seus conceitos e desejos, continuará cometendo injustiças.

O ser humanizado não compreende que pela interdependência das coisas a sua satisfação, para existir, tem que gerar a insatisfação de alguém. Sim, para que um se satisfaça, outro tem que não ter esta sensação, pois se os dois tivessem ao mesmo tempo isso poderia desequilibrar a balança do Universo. 

É a ausência da compreensão da ação desta característica que leva o ser humanizado a sofrer quando não acontece o que ele quer. Se ela estivesse presente nos raciocínios da personalidade humana, o ser não sofreria e esperaria em paz que a impermanência transformasse o seu desgosto em gosto...


Fonte: Espiritualismo Ecumênico Universal - www.meeu.com.br

Exibições: 30

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de Maria Helena dos Santos Alves em 5 março 2012 às 4:18

Salvo melhor juízo, essa interdependência me parece uma faceta da Unidade, o nosso verdadeiro caminho. Mas a dualidade ainda existe e estamos a ela sujeitos como à sua fiel companheira - maya, a ilusaõ que mascara a realidade e a grande armadilha de todos nós e alimento do ego.

Grata pela partilha.

Namastê.

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço