Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

O Coração - nosso segundo cerébro

                         

fonte: yogavital.net

herz"Só se vê bem com o cora­ção", disse o Pequeno Prín­cipe. E isso é verdade. Agora mesmo também nós sabemos: Só se pensa bem com o cora­ção. Porque a história inteira de "da cabeça ao coração" é muito mais do que uma metáfora esotérica. Pesquisas recentes em torno do co­ração humano promovem descobertas sur­preendentes e deixam a suspeitar que a cons­ciência poderia ser um esforço conjunto entre o coração e o cérebro.

Você sabia, por exemplo, que dentro do coração existe uma estrutura neuronal, que é parecida da estrutura com nosso cérebro? Que o coração afeta as funções do nosso cérebro? Que o coração cria um campo magnético que é de 500 a 5000 vezes mais forte do que o campo do nosso cérebro? Um campo magnético, que afeta o sistema nervoso de outras pessoas e pode ser medido até vários metros de distância do corpo? Surpreendido? Na verdade, não tão estranho, enfim o coração é considerado em muitas tradições milenares como o centro da emoção, da intuição, da sabedoria, da paixão e do amor. Como um importante centro espiritual e o portal para o verdadeiro Eu. Milhões de pessoas relatam que percebem sentimentos na área do coração. Mas, por anos estamos ouvindo: Não há nada!

Finalmente agora, a ciência recuperou. Novos estudos não só mostram que o nosso coração é em si uma espécie de cérebro, mas também explicam como está se comuni­cando com o cérebro e como isso afeta nossa percepção e emoções. E eles permitem uma visão surpreendente para o verdadeiro poder do nosso coração dentro de nossos relacionamentos.
 

O cérebro dentro de nosso coração

Por um longo tempo a medicina viu o coração apenas como o equivalente de uma bomba de água: Simplesmente bombeando o sangue pelo corpo e se for quebrado, será substituído. Mas alguns pesquisadores afirmam agora: O coração também é um órgão sensorial sensível, um centro sensitivo altamente desenvolvido, que recebe e processa uma grande quantidade de informações.

O coração parece ser, literalmente, um segundo cérebro. Para a surpresa de muitos investigadores o sistema nervoso do coração contém, com a sua alta complexidade, cerca de 40.000 neurônios, formando uma rede operacionalmente independente e autônomo do cérebro, que no entanto, está se comunicando com o cérebro da cabeça através de uma grande variedade de caminhos. Através de diferentes nervos aferentes, o coração continuamente envia informações para o cérebro da cabeça, influenciando desta forma as nossas percepções e processos mentais.

As vias nervosas do coração chegam ao cérebro da cabeça na medula, continuando para os centros superiores do cérebro e parece ter grande influência sobre a Amygalda - um importante centro de instintos, emoções e medo.

O interessante neste fato é que aparentemente o cérebro do coração "pensa" completamente autosuficiente - independentemente do cérebro e sistema nervoso.

"O sistema nervoso dentro do coração (o cérebro-coronário) permite que o coração aprenda, memorize e tome decisões, independente do córtex. Além disso, vários experimentos demonstraram que os sinais enviados continuamente do coração para o cérebro, significativamente influencia as funções superiores do cérebro como, percepção, cognição e processamento de emoções", disse Rollin McCraty, Ph.D., do Institute of Heart Math (Instituto da Matemática do Coração).

O campo magnético do coração

herz-feldUma descoberta ainda mais surpreendente dos pesquisadores do Institute of Heart Math é o tremendo campo magnético do coração: A componente elétrica deste campo é aproximadamente 60 vezes mais forte do que o do cérebro, a componente magnética mesmo até 5000 vezes e pode ser medido a vários metros do corpo.

Este campo-cardíaco está pulsando e enviando complexos padrões rítmicos para todo o corpo, assim aparentemente influenciando uma série de processos - também o nosso cérebro, se sincronizado às vezes com este pulso eletromagnético. No relaxamento e na alegria também sincroniza-se a respiração e a pressão sanguínea. O campo-cardíaco poderia, assim, fornecer o sinal de sincronização para o corpo inteiro, com os quais podemos nos sintonizar conscientemente, por assim dizer a vibrar em harmonia com o coração. Não é surpreendente que os pesquisadores do Institute of HeartMath relatam, que emoções negativas causam padrões rítmicos altamente perturbados, enquanto amor, alegria e outras emoções positivas, estão produzindo campos muito harmônicos e uniformes, como comprovado em análise espectral campo de coração.

Conexão de Coração - a Sincronização dos Corações

O que significa isso para os nossos relacionamentos afetivos? Finalmente, já foi repetidamente demonstrado, que durante uma conversa profunda o cérebro de pessoas se sincronizam até que as ondas cerebrais criam padrões completamente idênticos e congruentes. McCraty e sua equipe estenderam esta pesquisa e acreditam que neste processo o coração poderia desempenhar um papel importante.

"Experimentos no Institute of HeartMath forneceram provas notáveis de que o campo eletromagnético do coração pode transmitir informações entre as pessoas. Podíamos medir uma troca de energia cardíaca entre indivíduos, que foram de até 1,5 metros de distância uns dos outros. [...] Os resultados desses experimentos levaram-nos a concluir, que o sistema nervoso age como uma espécie de "antena", sintonizada em campos eletromagnéticos produzidos por corações de outros indivíduos e respondendo para aqueles. Acreditamos que essa capacidade de intercambio de informações energéticas é uma habilidade inata, a qual aumenta a consciência e medeia aspectos importantes de uma verdadeira empatia e sensibilidade para os outros."

O coração como glândula endócrina

Mas também biologicamente o coração faz muito mais do que só bombear: Na década de oitenta, o coração foi primeiramente classificado como uma glândula endócrina. No sistema nervoso do coração estão, assim como cérebro, liberados vários neurotransmissores e hormônios, os quais têm um impacto sobre o corpo todo. A noradrenalina, dopamina e ocitocina são os mais importantes desses hormônios, a ocitocina é particularmente interessante porque, considerado como "hormônio do amor", é que significativamente influencia o amor materno, a solidariedade, tolerância, compreensão e comportamento social.

Da cabeça ao coração

Então, o pequeno príncipe tem razão? E pela maneira também todos os índios, homens e mulheres sábios, mestres e gurus, que nos aconselham por centenas de anos para seguir o nosso coração. Pelo menos parece que estamos nos aproximando do mistério do coração, tal lugar que deve ser tão perto de Deus, que conecta o mundo com o absoluto e também a terra com o céu.

"O universo inteiro está contido no corpo, o corpo inteiro no coração. Assim o coração é o núcleo de todo universo." (Ramana Maharshi)

Fonte:

Documentos para baixar:

Links:

http://portalarcoiris.ning.com/profiles/blogs/o-coracao-nosso-segun...

 

Exibições: 1482

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Comentário de vania em 1 julho 2012 às 22:09

Liindinho D+.

1 Cheirim Harmonioso...Huuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmm

Paz...

Luz E Tolerância.

Comentário de MIRIAM OSORIO em 10 fevereiro 2012 às 19:41

Estamos a cada dia vendo que  a ciência comprova  o espiritual. Isto é Luz!!

Comentário de Rosangela Santana da Costa em 2 fevereiro 2012 às 19:16

 

M A G N Í F I C O !!!!!

Comentário de ZELITA COSTA em 2 fevereiro 2012 às 13:23

Muito interessante esse texto!

Obrigada!

Comentário de Tereza Cristina da Fonseca em 30 janeiro 2012 às 16:44

nao é a toa que sentimos as nossaa emoçoes  pelo coraçao

Comentário de Regina Celia Palopole em 29 janeiro 2012 às 19:55

Obrigada pela mensagem. Muita luz a todos.

Comentário de Walter Cardoso de Freitas em 29 janeiro 2012 às 17:58

Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração".(Mt. 6. 21)
ASSIM É.
NAMASTÊ

Comentário de tomaz aldano de frança em 27 janeiro 2012 às 11:24

querido Claudio Vieira!...sua pergunta é pertinente e,...merece uma resposta a altura.Cada particula do nosso corpo,contem toda a historia do nosso DNA,TROCOU POR OUTRO! DE OUTRA PESSOA!........ vai ter influencia no seu ser,seja fisico,psíquico ou espiritual,eu particularmente me cuido para não precisar de forma alguma deste cálice e peço a deus para afasta-lo de mim,quanto aos cérebros,ja temos três ,a pouco foi descoberto que o intestino é o nosso segundo cérebro!......a acupuntura ver cada órgão como um cérebro,cada um com uma função psíquica propria,o cerebro da cabeça é so um computador de palavras,e tem nus dado muita dor de cabeça,por nos acharmos que ele sabe,e seguirmos as suas deduções intelectuais,que são so conceitos,portanto nada tendo haver com verdades!...o coração!....ah!!!...dizem os mestres da luz!....que é onde pode se alojar a sabedoria cosmica!!!!,...se assim nos permitirmos!!!...!!!...!!!...

Comentário de Celia Elisabete Simões Parada em 26 janeiro 2012 às 23:16

Adorei esta matéria. Não é à toa que o Mestre interno sempre nos aconselha a "pensar com o coração e sentir com a mente" ... muito grata. Paz e Luz.

Comentário de Maria Aparecida Ricardo em 26 janeiro 2012 às 20:44

Isto é a Ciência que a cada dia nos confirma e nos aproxima mais de Deus o Criador! Beijos no coração

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço