Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Pai Joaquim de Aruanda - A VIDA DOMINADA PELO ESPÍRITO SANTO


Retirado do Estudo da Carta de Paulo aos Romanos

Agora já não há nenhuma condenação para os que estão unidos com Cristo Jesus.

Capítulo 08 – versículo 01

Vamos primeiro definir o que é Cristo Jesus. Estar unido com Cristo Jesus é ser cristão? Se eu sou cristão eu estou unido com Cristo Jesus? Não... Então o que é estar unido com Cristo Jesus? É estar unido no sentimento, unido na consciência.

Mas, o que é Cristo Jesus? Pergunto assim porque repare que Paulo coloca o nome do mestre de uma forma diferente da que fez até agora. Até agora ele falou em Jesus Cristo e agora fala em Cristo Jesus...

O que é Cristo Jesus como definido por João, o Evangelista? A ação do amor. Então, estar unido ao Cristo Jesus é viver amorosamente, é possuir a consciência amorosa da ação. Aqueles que possuem a consciência amorosa da ação como Jesus Cristo possuiu, acabam com o pecado.

O que é ação amorosa, ação com consciência amorosa? É quando o ser humano pratica o seu ato entregando as intenções a Deus. Você tem que sacrificar as suas intenções a Deus, ou melhor, tem que acabar com as suas intenções para que a de Deus se pronuncie. Portanto, a consciência amorosa existe quando o ser humano vivencia a ação sem intenções...

Sendo assim, se alguém briga com outro, por exemplo, vivendo esta ação com a consciência amorosa, ele não sai satisfeito ou chateado por ter brigado. Este é o momento que Paulo no diz que acontece o fim do pecado. Isso ocorreu porque aquele ser humano viveu como Cristo Jesus viveu: viveu para Deus abrindo mão de suas intencionalidades...

Porque a Lei do Espírito de Deus que nos trouxe vida por causa da nossa união com Cristo Jesus me livrou da Lei do pecado e da morte.

Capítulo 08 – versículo 03

Qual é a Lei que o Espírito de Deus trouxe que te ligou a Cristo Jesus? Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Jesus disse: essa é a lei.

Portanto, a lei que o Espírito Santo trouxe é a lei amorosa. É aquela onde você vive amando a Deus acima de tudo e por isso é feliz. Por causa desta felicidade, consegue amar ao próximo como a si mesmo.

Mas, essa lei substituiu qual outra? A lei do pecado; aquela que cria o certo e o errado.

Na lei de Deus não há certo nem errado, bonito nem feio, limpo nem sujo. A lei de Deus nos ensina a viver harmonicamente com todos independente do que cada um faça.

É isso que Paulo está nos dizendo: agora a lei que Jesus Cristo nos trouxe nos livra do pecado porque não precisamos mais julgar o que outro faz. Isso porque o ser humano passa a amar o que o outro faz, não importando o que seja o que ele faça. Ama, sem intenção, sem recriminação, sem julgamento sem nada. Faça o que o outro fizer o ser humano lhe ama, do mesmo jeito que ama a si mesmo.

O que a Lei de Moisés não pode fazer porque a natureza humana era fraca, Deus fez.

Capítulo 08 – versículo 03

A lei de Moisés disse 'não mate', mas a natureza humana é fraca, por isso continua se matando. Qual é a natureza humana? O individualismo entregue às paixões e nos desejos. Portanto, a lei de Moisés diz 'não mate', mas a natureza humana tem uma paixão, gosta de algumas coisas e esse gostar gera um desejo. É por causa das coisas que gosta e quer que as pessoas continuam se matando.

Matar não é errado, mas também não é certo. Ele é necessário, mas o ser humanizado não deve se transformar em matador, não deve servir de instrumento a Deus para tirar a vida de outro.

Para isso, o ser humano precisa matar a sua natureza humana, as suas paixões e vontade, pois enquanto houver uma paixão, positiva ou negativa, surgirá o desejo. Ao surgir, não importando se ele é transformado em ato, aconteceu o pecado. Só em desejar o ser humano peca: Cristo ensinou isso.

Por isso que a Lei de Moisés não conseguiu acabar com os elementos que ele disse que eram errados. Ela era coercitiva com atos e não trabalhou as paixões humanas. A lei de Deus trazida por Cristo através do Espírito de Deus trabalha às paixões e não nos atos.

Por isso Cristo deixa claro: não adianta você não fazer, pois ao desejar já pecou. Por isso diz ainda: Deus conhece a intenção de cada um.

O objetivo do ensinamento de Cristo é mudar o nosso interior e não mudar os nossos atos. É nos ensinar a suplantarmos nossas paixões.

Ele condenou o pecado na natureza humana enviando o seu próprio Filho que veio na forma da nossa natureza pecaminosa para acabar com o pecado.

Capítulo 08 – versículo 03

Cristo veio na forma humana para acabar com o pecado e por isso não se entregou às paixões; pelo contrário, ele acabou com as suas paixões.

'O Senhor vai ser crucificado? Vou sim, graças a Deus'. Ele jamais lutou para se defender.

Participante: Para mim ele veio mostrar isso que está sendo falado e que é possível, pois até então parecia que era impossível de se chegar. O único que conseguiu foi ele, mas pelo menos houve a possibilidade. O problema é que depois que ele veio passaram a colocá-lo como mártir e esqueceram que ele veio justamente para provar que aqui é possível.

É possível agir assim, mas você não vê isso porque colocaram Cristo lá em cima, numa realidade muito afastada de vocês. Quando Deus mandou Cristo à carne foi para dizer: 'veja como é possível... Ele é igual a vocês; nasceu e viveu igual a vocês'.

Participante: Quantas vezes eu já ouvi isso: Jesus Cristo é Jesus Cristo, Nossa Senhora é Nossa Senhora; eu não sou eles, sou diferente....

Não é igual porque não quer ser. Eles provaram que é possível se viver uma vida material sem desejos, sem paixões, vivendo para Deus, com Deus e em Deus. Você também pode fazer isso...

Mas, porque não consegue? Porque transformaram a vida de Jesus Cristo num martírio, como se ele tivesse sofrido a vida inteira. Ele jamais sofreu... Vivia em glória, em êxtase com Deus, por isso não poderia ter sofrido.

Participante: Para reforçar o que o senhor está falando, repare na feição dele... Foi-nos mostrada uma feição branda.

Mesmo sendo caluniado, mesmo sendo xingado, mesmo sendo perseguido,

Ele estava sempre tranquilo. Por quê? Porque sabia que só ia acontecer o que Deus quer. Por isso deixava falarem o que quisessem...

Deus fez isso para que as ordens justas da Lei pudessem ser completamente cumpridas por nós que vivemos de acordo com o Espírito de Deus e não de acordo com a natureza humana.

Capítulo 08 – versículo 04

Fez isso mandando Cristo, criando a encarnação Jesus Cristo. Tomando este exemplo, todos aqueles que estão buscando a elevação espiritual vivem de acordo com a natureza de Deus e não com a humana.

Não estou falando apenas daqueles que são reconhecidos como santos. Estou falando daqueles que não têm um prato de comida e são felizes. Esses vivem de acordo com a natureza de Deus. Vamos entender o que acabei de dizer...

Para você, que é movido pela natureza humana, passar fome é uma injustiça, mas para quem vive com a natureza espiritual sabe que passar fome é uma ordem justa na lei de Deus, pois é o carma daquele ser. Passar fome com o Espírito de Deus, mostra que é possível se viver feliz, mesmo não tendo o que comer.

Mas, não é sempre assim que acontece. Tem muito pobre feliz, mas tem outros que sofrem a carência. Tem muito rico feliz, mas tem outros que se prende à busca do prazer e não vivem felizes, mesmo tendo tudo...

Portanto, o que importa é como você vive o que tem e não ter...

Porque os que vivem como a natureza humana quer, tem as suas mentes controladas por ela.

Capítulo 08 – versículo 05

Se você se entrega à paixão, a sua mente e o seu pensamento vai ser controlado pelas paixões. Não tem jeito de ser diferente...

Mas os que vivem como o Espírito de Deus quer, tem as suas mentes controladas pelo Espírito.

Capítulo 08 – versículo 05

Quem vive como a natureza humana quer, tem sua mente controlada por ela; quem vive como o Espírito de Deus quer, tem a mente controlada pelo Espírito de Deus.

Pergunto: não é este o nosso ensinamento? Não ensinamos que Deus lhe dá o pensamento de acordo com o seu sentimento?

O que ensinamos até agora? Se você tem sentimentos da natureza humana (paixões positivas e negativas) Deus lhe dá um pensamento de acordo com estes sentimentos. Ele controla sua mente como espelho do que você sente. Agora, se você busca o espírito de Deus, Ele lhe dá pensamentos fundamentados nesta busca...

Repare bem... Paulo não sabia muito sobre pensamentos naquela época. Naquele tempo ainda não existia Freud e por isso Paulo não conhecia nada de psicologia, mas já sabia que o pensamento depende do sentimento. Você sente pela natureza humana? Pensa pela natureza humana. Sente pelo Espírito de Deus? Pensa por Ele...

Sendo assim, você quer saber o que você está sentindo? É só estudar a historinha que lhe vem à mente... Neste momento, pode saber o que está sentindo.

Ter a mente controlada pela natureza humana produz morte mas ter a mente controlada pelo Espírito produz vida e paz.

Capítulo 08 – versículo 06

Já definimos morto como aquele que está afastado de Deus, que vive nos sentimentos individualistas; e também definimos vivo como aqueles que estão no Reino do Céu, que vivem ligados a Deus. Viver com amor, produz paz.

Por isso o ser humano se torna inimigo de Deus quando a sua mente é controlada pela natureza humana.

Capítulo 08 – versículo 07

Que palavra dura... Mas, é a verdade: o ser humano é o inimigo de Deus. O ser humanizado, aquele que vive pelas suas paixões, é o inimigo de Deus, pois o Pai ama e ele sofre; Deus ama e ele tem prazer. Este ser jamais se universaliza com o que Deus está mandando para ele.

Alguém aqui conhece a Bíblia? A história da Bíblia é uma história de guerras, não é? Guerra de quem? De Deus contra o seu inimigo: o Diabo. Quem é o Diabo? O ser humano, o inimigo de Deus...

O ser humanizado, aquele que vive com e através de um ego, um personagem, achando que o personagem é ele, esse é o inimigo de Deus. Já se falou muito em ser humano e ser espiritual, mas acho que até hoje vocês não entenderam a diferença entre estes dois elementos. O ser humano é o espírito humanizado; o ser espiritual é o espírito espiritualizado.

Vocês não compreendem assim... Acham que são dois elementos distintos, mas não são. O mesmo espírito quando espiritualizado é espiritual, mas quando humanizado, é humano. Depois que este último se desumanizar, voltará a ser espiritual...

Porque ele não obedece a Lei de Deus e de fato não pode obedecer a ela. Os que obedecem a sua natureza humana não podem agradar a Deus.

Capítulo 08 – versículo 07

Não se pode servir a dois Mestres ao mesmo tempo. Ou você serve ao ego ou serve a Deus.

Porém vocês não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que de fato o Espírito de Deus vive em vocês. Quem não tem o espírito de Cristo não pertence a ele. Mas Cristo vive em vocês, isso quer dizer que embora o corpo vá morrer por causa do pecado, para vocês o Espírito de Deus é vida porque vocês têm sido aceitos por Deus.

Capítulo 08 – versículo 09 a 10

Está se falando aqui da questão da ressurreição. Quem se juntar a Cristo sai da carne com a consciência espiritual. Por isso não há morte, não há quebra de existência. Agora, para quem vive pela natureza humana um dia terá que haver a morte, um final.

Não estou falando de morte física, mas do final da encarnação, do final do ego, do final das crenças...

Se vive em vocês o Espírito de Deus, que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida aos seus corpos mortais, pela presença do seu Espírito, que vive em vocês.

Portanto meus irmãos, temos uma obrigação, que é a de não viver de acordo com a nossa natureza humana.

Capítulo 08 – versículo 11 e 12

Chegamos ao terceiro assunto desta carta de Paulo que falamos no início deste capítulo. Primeiro Paulo falou da fé, depois da lei e agora falamos de viver pela natureza Espiritual, viver por Deus. Essa é a base do ensinamentos não só de Paulo, mas de todos os Mestres.

Você precisa ter fé e descobrir que não pode se apegar a Leis, pois ela é a criadora do pecado. Descoberto isso, deve viver para Deus, em comunhão com Deus, em comunhão com o espiritual. Quem vive em comunhão com o espiritual, não tem problema. Para este a vida nunca acabará, pois a vida dele será diferente. Não será a vida que vocês vivem, pois esta se acaba inexoravelmente.

Porque se vocês vivem de acordo com a natureza humana, estão indo para a morte; mas se pelo Espírito de Deus matam as suas ações pecaminosas, vocês viverão...

Capítulo 08 – versículo 13

O pecado da ação, não a ação pecadora. O pecado da ação é a intenção e não a ação propriamente dita...

… pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque o Espírito que Deus tem dado a vocês não os torna escravos e não faz que fiquem com medo.

Capítulo 08 – versículo 14 e 15

Deus não escraviza ninguém. Você só chega a Ele através do livre arbítrio. Agora do ego, você vira escravo, porque ele lhe prende, lhe amarra.

Ao contrário, o Espírito os faz filhos de Deus, e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: Pai, meu Pai.

Capítulo 08 – versículo 15

Eu só queria acrescentar uma coisa: a vida ligada no espiritual os faz filhos de Deus conscientes. Digo isso porque todos são filhos de Deus, mas não têm essa consciência disso. Só a vida vivida com fervor ao espírito lhe dá a consciência de ser filho de Deus.

O que é isso? É saber que se Deus é por você ninguém pode ser contra. Já quem vive pela natureza humana não tem essa consciência e tem sempre medo do amanhã.

O Espírito de Deus se une com o nosso Espírito para afirmar que somos filhos de Deus. E, porque somos seus filhos, herdaremos as bênçãos que Ele guarda para o seu povo e também herdaremos com Cristo o que Deus tem guardado para ele.

Capítulo 08 – versículo 16 a 17

Não só os que vivem em fervor receberão o que Deus tem prometido ao seu povo: todos receberão... Mas, como Paulo já disse lá atrás, primeiro os judeus e depois os não judeus. Ou seja, primeiro aqueles que vivem para Deus e depois os que não vivem para Ele. Estes só receberão quando matarem a natureza humana em si.

Porque se participamos dos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória.

Capítulo 08 – versículo 17

Sofrimento entre aspas. Paulo está falando em passar pela situação de sofrimento (ser acusado, xingado, cuspido, crucificado) sem sofrer...

Fonte: Blog dedicado ao amigo espiritual Joaquim de Aruanda, mentor do Espiritualismo Ecumênico Universal: http://espiritualismoespiritualista.blogspot.com/

Site do Espiritualismo Ecumênico Universal : www.meeu.com.br

Espiritualismo Ecumênico Universal no Facebook : http://www.facebook.com/paginadoeeu


Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço