Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Pai Joaquim de Aruanda - HONESTIDADE E DESONESTIDADE

Joaquim: Começamos nossa análise do código moral humano à luz dos preceitos dos seres libertos da carne a partir do item honestidade e desonestidade. Para isso pergunto: o que é honestidade pelo conceito moral humano?

Honestidade é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma  qualidade da pessoa que significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

A honestidade tem a ver com o próprio código de moral, pois ela se mede de acordo com a obediência que o ser tem ás regras morais existentes. Quanto mais um ser cumpre o código moral de sua comunidade, mais honesto ele será. Sendo assim, a honestidade para o espiritualista está vinculada aos ensinamentos dos espíritos através dos livros sagrados, já que são estes ensinamentos que nos trazem o código moral daqueles que vivem libertos da consciência humana.

Vivendo a partir dos parâmetros estabelecidos pelos mestres da humanidade como caminho para a elevação espiritual o ser encarnado é considerado como honesto no mundo espiritual; mas, vivendo de forma contrária a estes ensinamentos ele será considerado desonesto, mesmo que esta vivência esteja de acordo com a moral humana.

Partindo deste princípio pergunto: é honesto aquele espiritualista que ora a Deus pedindo alguma coisa? Se Cristo nos ensinou que não devemos pedir nada a Deus porque Ele sabe melhor do que o ser aquilo que precisa, acho que não. É honesto para o espiritualista defender sua propriedade privada? Acho que não, já que o Espírito da Verdade ensina que tudo o que um ser possui na vida carnal deve ser compartilhado como fazem as abelhas. É honesto aquele que dizendo acreditar haver algo além da matéria em si criticar um governante por qualquer motivo? Como poderia ser, se o apóstolo Paulo nos ensinou que os governantes foram escolhidos e colocados no poder por Deus?

Apesar de a amoralidade destas ações de acordo com a visão dos mestres estar aparente, tanto a função da oração como a defesa de seus interesses particulares bem como a crítica que se faz aos governantes são aceitas como certas pela moral humana que é seguida pelos espiritualistas. Sendo assim, para os espiritualistas humanos aqueles que praticam estas ações podem ser considerados como honestos. Mas, não o são para os seres libertos da carne…

O que o espiritualista precisa compreender é que subordinar-se aos códigos morais dos humanos em nada resulta para a sua existência eterna. É como diz Salomão em um dos seus provérbios:

“Aquilo que se consegue com desonestidade não serve de nada, mas a honestidade livra da morte”. (Provérbios, 10, 2)

Aquilo que é recebido como fruto da oração, o que se consegue manter a posse através da defesa de suas propriedades ou o reconhecimento que se recebe por estar falando mal dos governantes de nada valem para este ser após o desencarne. Isso porque como eles foram frutos de algo que é não aconselhado pelo código moral dos espíritos libertos das influências humanas, são considerados por estes como acontecimentos desonestos.

“275. O poder e a consideração que um homem gozou na Terra lhe dão supremacia no mundo dos Espíritos? Não; pois que os pequenos serão elevados e os grandes rebaixados. Lê os salmos”. (O Livro dos Espíritos)

O reconhecimento sobre o caráter de um ser é medido pela sua subordinação ao código moral de seu mundo. Sendo humano e subordinando-se ao código moral de sua comunidade o ser ganha um reconhecimento. Este, no entanto, não se transfere automaticamente a outro, pois lá os padrões morais que reconhecem um ser são diferentes.

Sendo assim, a glória de um espiritualista não deveria ser medida pelo acatamento aos valores da moral humana, mas sim à espiritual. Consciente disso deve, então, o espiritualista deve reformar a sua forma de viver. Mas, como fazer isso se sua atenção está apenas voltada para os fenômenos sobrenaturais que envolvem a relação do mundo dos espíritos com o carnal e não na diferença entre a moral de um e de outro?

Reformar o seu padrão moral humano para colocá-lo em consonância com o dos espíritos libertos da carne: é isso que quer dizer viver para o algo mais que acredita existir em si.

Aquele que sabe que há nele algo além da matéria precisa viver para este algo para realizar o seu trabalho durante a encarnação. Esta vivência resume-se em averiguar nos livros sagrados os preceitos morais daqueles que estão libertos da matéria e submeter-se a estes abandonando a subserviência aos dos humanos. Esta deveria ser a base da doutrina espiritualista, mas não é o que acontece.

Preso aos fenômenos paranormais o espiritualista nada faz por sua reforma íntima. Para aqueles que vivem desta forma, só resta a morte, que é a não vivência da felicidade que Deus tem prometido depois do desencarne ou sofrimento na pós-vida carnal:

“276. Aquele que foi grande na Terra e que, como Espírito, vem a achar-se entre os de ordem inferior experimenta com isso alguma humilhação? Às vezes bem grande, mormente se era orgulhoso e invejoso”. (O Livro dos Espíritos)

 

Espiritualismo Ecumênico Universal

www.meeu.com.br

 

OBS: Qualquer duvida sobre o site ou sobre o trabalho realizado por esse grupo, me coloco a disposição para esclarecer da melhor forma possível, basta me procurar aqui pelo ''anjo de luz'' mesmo.

 

Lineu F. Junior

Exibições: 13

Comentar

Você precisa ser um membro de Anjo de Luz para adicionar comentários!

Entrar em Anjo de Luz

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço