Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

                                                                                          
                                   
Bate a cabeça, filho de Umbanda 
Bate a cabeça, filho de fé
  
Bater a cabeça... 
Quem não é umbandista, sei que não entende ao certo o que significa esta expressão... Mas sei também que, por vezes, mesmo nós umbandistas não compreendemos por completo a abrangência deste simbólico gesto, ritual, em que todos os médiuns se abaixam e encostam suas testas no chão do terreiro... 
Quando eu ainda estava na assistência (ou seja, antes de "vestir o branco" e entrar para a corrente de médiuns), achava muito bonito este momento... Quando entrei na gira, lembro da sensação de "bater a cabeça" pela primeira vez... Um orgulhozinho de estar finalmente podendo fazer aquilo também... Devo confessar que por muito tempo fiz o gesto sem procurar entendê-lo... Até que um dia me peguei pensando... Mas por que bater a cabeça? Que significados isso carrega? 
Bom, primeiramente, é uma demonstração clara de devoção à religião escolhida. Os católicos fazem o sinal da cruz e se ajoelham ao entrar na igreja. Os budistas, fazem três "prostrações" completas ao adentrar o templo. Os muçulmanos, os judeus, os evangélicos, todos temos nossos rituais de devoção. Mas, juntamente com essa devoção, o "bater a cabeça" traz o respeito e a confiança, traz a entrega total aos trabalhos que vão se desenvolver. Explico: um belo dia, tive um idéia: ao invés de, naquele momento em que fico abaixado com a testa no chão, ficar entoando o ponto, comecei a explicitar, mentalmente, o que eu estava sentindo ao fazer aquilo, dizendo, mentalmente: 
"Eu bato a cabeça. Eu bato a cabeça para a Umbanda. Eu bato a cabeça para o Terreiro de Pai Maneco. Eu bato a cabeça para a Corrente do Seu Akuan. Eu bato a cabeça para Pai Fernando. Eu bato a cabeça para Pai Beto de Ogum. Eu bato a cabeça para esta Gira. Eu bato a cabeça para esta Cúpula. Eu bato a cabeça para esta Curimba. Eu bato a cabeça para meus Irmãos. Eu bato a cabeça para a Assistência..."
Pronto, termina o ponto, e eu me levanto... E minha fé, minha entrega e minha dedicação aos trabalhos estão fortalecidas... Acabei de mais uma vez selar um compromisso, compreendendo que estou ali por livre e espontânea vontade, que fui eu quem escolheu aquela gira, naquele terreiro, e que devo a todos respeitar - pois para todos "acabei de bater a cabeça".
 Saravá.
Autoria desconhecida. 
 
"Trata-se, portanto, de um sinal de respeito e de entrega bem como de humildade e agradecimento.
Na Umbanda bater cabeça significa respeito pelos orixás, guias e entidades que são representadas pelo Congá (Altar).
Em algumas casas também se bate cabeça tanto nos pontos de força ou energia (a tronqueira e os atabaques) como para  os sacerdotes,  sacerdotisas ou os mais velhos na religião".

"Saudação Diante do Congá":
Peço Força ao nosso Pai Oxalá
Peço Benção aos Pais e Mães desta Casa
Saúdo minha coroa diante do Pai Maior
Salve!
         

Exibições: 74

Respostas a este tópico

   De acordo com este texto que reflete de maneira geral o que aprendi, faço uma oração pessoal neste momento. É mais ou menos assim:

  -Pai, em tuas mãos eu me entrego, estou aqui de coração aberto, mais uma vez pronta para os nossos trabalhos. Que no decorrer da sessão tudo flua perfeitamente com muita paz e harmonia. Que possamos ter a humildade e o discernimento necessários para que tudo de certo em nossos trabalhos. Muito obrigada, graças a Deus.

   Naturalmente, a cada dia as palavras vão se modificando, não é um texto decorado, e sim são palavras que vem do coração e expressão o que sinto neste momento. 

Adorei Luz dos Anjos. Agradeço pela contribuição.
Para mim,na época que frequentava como filha,bater cabeça simbolizava meu respeito e saudação aos mentores e guias presentes...Grata.Om shantí.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço