Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

15 de agosto - HOMENAGEM A MIKAO USUI – O REDESCOBRIDOR DO REIKI



HOMENAGEM A MIKAO USUI – O REDESCOBRIDOR DO REIKI



Mikao Usui nasceu em 15 de agosto de 1865 no distrito de Gifu, Japão.

Na história das civilizações, na Ciência Hermética, é dito que a humanidade não perceberá o espírito até que o corpo seja purificado pela água, e a mente pelo fogo. Isto quer dizer que nenhum homem se libertará do medo e da ignorância, e elevará seu nível vibratório de percepção consciente, sem que tenha regenerado seu corpo pela Energia da Vida e purificado sua mente pela Verdade e AMOR.

No caminho da vida, em muitos momentos somos chamados para o despertar da nossa verdadeira essência através da conexão com o nosso Eu Interior ou Mestre Interior. Damos o nome à estes momentos de Ritos de Passagem.

Quando somos levados por nosso Mestre Interior à necessidade de conhecermos uma arte de cura como o Reiki, estamos sendo chamados para dentro, para conhecermos realmente o que somos.

Portanto, a iniciação em Reiki será como um marco que irá acentuar este nosso Rito de Passagem, trazendo o “ Despertar” e nos colocando em contato com nossa origem.

Neste momento planetário, a humanidade está sendo agraciada pela iniciação em massa, na técnica de Harmonização e Cura através do Reiki, que é uma iniciação que purifica a mente humana pelo conhecimento chamejante do Amor, promovendo auto-desenvolvimento e cura.


A todos vocês que escolheram o caminho do Reiki, um caminho de Amor, a todos meus alunos, dedico a mais sincera gratidão pelo privilégio de poder interargirmos e juntos participarmos deste trabalho de aprimoramento e reforço no processo de harmonização e sintonização como canais, bem como reafirmar a nossa verdadeira união em um Espírito Universal.

“Conhecereis a Verdade
e ela vos libertará. “

O conhecimento de si próprio não é um escopo por si mesmo, e sim o meio de liberar a energia do desenvolvimento espontâneo. Nesse sentido, ocuparmo-nos de nós mesmos torna-se não só a mais importante obrigação moral, como, ao mesmo tempo, e no autêntico significado da palavra, o mais importante privilégio moral.

Os caminhos são muitos, mas a localização do ponto é único, e este ponto é o alvo de todo aspirante que busca a evolução.
Para que se alcance “o ponto”, é necessário estabelecer na nossa agenda de evolução a recuperação da harmonia interna, do equilíbrio e da unidade consciente com toda a vida. E com esse estado de consciência, Mikao Usui no seu caminho de busca redescobriu a antiga arte de curar, praticada deste os primórdios por civilizações antigas.

A aspiração ao auto-conhecimento não é, todavia, sintoma de egocentrismo, e sim de uma necessidade real do homem, de uma exigência profunda e construtiva, que trará, em seguida, resultados úteis e benéficos para a própria pessoa e para os demais.

Por isso, apresento-lhes um farto conteúdo de material pesquisado que submeto para análise e reflexão, que ficará sujeito ao julgamento e aceitação ou não.


Paz e Luz!!!
Fatima dos Anjos







HISTÓRIA DO REIKI

Antigo conhecimento cujo registro já constava nos mais remotos escritos budista, o Reiki esteve guardado e preservado em escolas de misticismo das mais tradicionais culturas. Era disponível para poucas pessoas e transmitido de forma verbal e através de símbolos. Há milênios, os tibetanos já tinham compreensão da cura energética e já curavam seus corpos através da harmonização da energia. O Reiki chegou até os tempos mais atuais transmitida de forma verbal, passada de professor para aluno.
Foi “redescoberto” no século passado por Mikao Usui .





REIKI TRADICIONAL

Reiki Tradicional só existe na Usui Reiki Ryoho Gakkai, que é a Sociedade que Mikao Usui fundou ( significado de Gakkai = sociedade), e que ainda hoje existe no Japão. Acontece que nesta Sociedade (desde o início) só são admitidos japoneses e por isso, não existe nenhum Ocidental que tenha recebido o Shinpiden naquela escola, ou seja, não há Mestres de Reiki Tradicional fora da Gakkai (aliás, Mestre é um termo que nem sequer se utiliza na Gakkai, tendo sido inserido nas práticas Ocidentais).

É por vezes interessante constatar como o Reiki tem evoluído no Ocidente, e como se começa a desenvolver no Japão, a partir do momento em que alguns japoneses vieram ao Ocidente aprender Reiki.

É também interessante constatar como, sob o pretexto de dizer, "Eu ensino (ou, Eu pratico) Reiki Tradicional", se cobram verbas altíssimas, sem sequer se saber o que é na verdade o Reiki Tradicional. O ser humano é extremamente engraçado.

Por respeito a Mikao Usui, e embora conhecedores de muitas práticas e técnicas tradicionais, não devemos considerar o Reiki que ensinamos "Tradicional".

Segundo Hiroshi Doi (um japonês membro da Gakkai, que tem o Okuden da Gakkai, mas que veio receber o seu mestrado no Ocidente), também na Gakkai, começam já a inserir técnicas e teorias praticadas e instituídas no Reiki do Ocidente, por isso, o Reiki Tradicional, está-se a perder no tempo.

Definir REIKI não é fácil, já que qualquer definição busca satisfazer o intelecto, mas o REIKI foge dele.

Podemos assim dizer, que Reiki é a Energia Cósmica que flui amorosamente em todo o universo e que canalizada, harmoniza, cura e regenera o nosso ser holisticamente. É um método de tratamento simples, mas profundo, que potencializa nossa força vital e equilibra as energias do corpo.

O Sistema Usui de Cura Natural utiliza a energia Reiki, e é mundialmente conhecido pelo nome da própria energia.

O Reiki é um caminho de harmonização interior com o Universo. Atua equilibrando e harmonizando o corpo, a mente e o espírito, expandindo a consciência, elevando os pensamentos, liberando os sentimentos, permitindo que a energia vital do universo preencha todo o "Ser", facilitando e proporcionando o caminho para o seu equilíbrio energético integral.

Na história espiritual da Índia e do Tibet, encontramos menções sobre cura pela imposição das mãos, conhecida como "MÃOS DE BUDA", "PRÁTICA MÉDICA DE BUDA" e, em todas, a iniciação feita por um Mestre autorizado era necessária. Da Índia à Polinésia, do Egito à Ásia Central, podemos rastrear pontos em comum com a prática do REIKI.

No momento atual, torna-se cada vez mais imperativo uma leitura do homem e de sua relação com seu meio ambiente, bem como surge a necessidade de uma definição mais ampla para antigos conceitos como FELICIDADE e CURA. Nesse quadro, os Processos Holísticos de manipulação de energia são cada vez mais solicitados no caminho do homem para sua Cura Integral.

A história do REIKI trata da redescoberta do uso prático desta Energia Cósmica nos dias atuais. Fala de pessoas absolutamente normais, com questionamentos e preocupações, sem que nenhum Mestre de REIKI seja "milagroso". São pessoas comuns, impulsionadas pelo desejo de ajudar e contribuir para que o amor, o conhecimento e a ajuda sejam transmitidos no dia-a-dia, permitindo o acesso à Energia de Vida do Universo a todos os homens.
Todas as pessoas podem, através de suas mãos, ajudar a aliviar e curar, usando a sua própria energia (calor humano e energia magnética). Entretanto, uma pessoa iniciada no método REIKI tem os corpos físico e etéreo sintonizados em um nível vibratório superior e os seus centros de energia, conhecidos como CHAKRAS, abertos para permitir a canalização e a vibração da energia da Força de Vida e do Universo.

O REIKI não é religião, não é filosofia, não está vinculado a nenhum dogma. É, sim, uma ferramenta maravilhosa para ajudar as pessoas a desenvolver a percepção consciente, o esclarecimento e o respeito ao próximo. Deve, portanto, ser experimentado, para ser conhecido e apreciado. Para se tornar um Reikiano, basta apenas o desejo em receber e aceitar a energia.

(Fatima dos Anjos)


O REIKI NA ANTIGUIDADE ... (texto de Alessandra Sanan)

Ao se observar pela primeira vez uma aplicação de Reiki, é comum as pessoas o associarem a algo de cunho religioso. Como negar que as práticas do Reki não se assemelham ao que se observa em rituais e filosofias de culturas e religiões antigas, principalmente orientais. Os símbolos, os sons, a filosofia, a postura, traçam um paralelo forte com práticas budistas e taoístas, sejam de origem japonesa, tibetana ou chinesa.

Nos é ensinado que Mikao Usui “redescobriu” o Reiki nesse século, e que o Reiki era utilizado por Buda e Jesus Cristo. Bem, se Reiki é Energia Vital, todos a usamos, consciente ou inconscientemente – e essa é a diferença !

REIKI é um termo japonês que não limita a energia nem a define a uma data, grupo ou religião. Portanto, vamos voltar no tempo, antes de Mikao Usui, ou mais ainda, aproximadamente mil anos antes de Cristo.

No Antigo Egito, surgiu um faraó que se intitulou Akhenaton – o filho do Sol. Ele foi o primeiro ser que se tem registro na história da Humanidade a pregar a existência de um Deus Único (os judeus apareceram alguns séculos depois, e, segundo alguns estudiosos, inspirados em sua obra), ou seja, foi oficialmente o fundador da primeira religião monoteísta do mundo. Ele tentou abolir os cultos às diversas divindades, muito comum no Antigo Egito, proibindo imagens e sacrifícios.

Escolheu o Sol para representar essa nova religião, pois as pessoas tão acostumadas a deuses das mais diversas formas precisavam de uma “figura” a quem recorrer nas horas difíceis - e o Sol brilha para todos, sem distinção. Proibiu a escravidão, quis que todos aprendessem a ler (numa época que só uma elite podia ter acesso a esse conhecimento).

Sua obra ainda é pouco conhecida, pois seus sucessores fizeram questão de destruir tudo que lhe dizia respeito – no Antigo Egito se acreditava que uma pessoa só morreria de fato quando fosse esquecida pelos vivos. Dessa forma, o pouco que se sabe a seu respeito ainda é constantemente mal interpretado como vaidade, promoção pessoal. E onde entra o Reiki nessa história?
Bem, ele investiu pesadamente na Ciência e na Medicina.

No seu reinado, ele construiu ao lado dos chamados “Templos de Ísis” , “Casas de Medicina”. Nos “Templos de Ísis” as mulheres eram iniciadas em algo semelhante ao que chamamos de Reiki nos dias de hoje, para auxiliar no tratamento dos enfermos aos cuidados dos homens nas “Casas de Medicina” - tal como as enfermeiras e os médicos hoje em dia.

O Reiki passou a ser a principal ferramenta no tratamento de tumores, que deixaram de serem extraídos por incisões, na maioria das vezes, para serem dizimados com sessões de Reiki. Problemas de ordem psicológica já não eram mais encaminhados aos sacerdotes ou à trepanação, prática comum naquela época, mas às mulheres dos Templos de Ísis. Nesses templos, seus rituais incluíam além das meditações, cânticos (entonação de mantras) e danças. A Dança do Ventre era muito praticada, e a dos Sete Véus foi criada por elas - as cores, os sons, os aromas, todo um ambiente propício para ativação dos chacras e equilíbrio da Energia Vital. Era assim que se preparavam para o Trabalho nas Casas de Medicina.

O TOQUE DAS MÃOS DE BUDA
Esse poder na palma das suas mãos

TREINAMENTO ELEVADO
Sustenta a preciosa sabedoria que o Buda transmitiu e ensinou diferentes obras médicas sendo a mais importante, o estágio de geração em forma do Buda da Medicina, VAIDURYA, que transmitiu os ensinamentos médicos GYU-ZHI, o Tantra do Coração de Ambrosia, transmissão oral secreta sobre os oito ramos da ciência da cura que chegaram até nós.

A medicina tântrica é o nível interno da medicina, a medicina secreta do dharma é a percepção direta da verdade absoluta ou vacuidade e a medicina externa é a medicina do corpo somático do universo físico. Portanto o universo inteiro é visto dentro do indivíduo; interiorizam-se as energias psicofísicas universais como meio de transformação individual, coletiva e do meio ambiente.
A prática básica consiste em entender as correspondências entre corpo kármico, corpo humano e o corpo de Buda, o qual só está oculto pela ignorância, raiva e apegos.

Os elos intermediários entre esses corpos são os pranas sutis da força vital (os 10 ventos internos), as veias psíquicas (canais) e as gotas vitais que sustentam a existência física. A mente cavalga os pranas e estes determinam a qualidade dos pensamentos . O objetivo principal e final é purificá-los através da meditação (mérito), doação (respiração), compaixão (mandalas corporais) para que se possa mudar os padrões de comportamento, fonte da saúde, doença ou da prosperidade material e espiritual.

No final do século XIX, Dr. Mikao Usui, honrou a medicina alternativa dos séculos XX e XXI quando revelou ao oriente e ocidente a ciência interna e externa do Toque de Mãos, reiniciando a infinita possibilidade de cura e felicidade na palma da mão de cada um de nós.

O grande Mikao Usui encontrou o “Rei-Kei” nos ensinamentos do Tantra da Luz Clara e no Sutra do Lótus em um monastério budista tibetano no norte da Índia e o levou para o Japão onde espontaneamente recebeu sua potencialização.

O Tantra da Luz Clara e o Sutra do Lótus, fontes do Reiki, segundo o próprio Dr. Usui, indiscutivelmente pertencem à tradição budista tibetana. Dr. Usui adaptou esse Dharma de Buda Shakyamuni à cultura e simbologia japonesas e tornou-se monge budista da tradição Shingon (Tantra Japonês) somente 7 anos após seu trabalho com o Reiki.

(Alesandra Sanan)




AGRADECIMENTOS

A Hierararquia Espiritual de Consciências Ascencionadas no Amor de Deus, que labutam para o despertar e renascimento da humanidade.

Agradecimentos pelas bençãos que nos são dispensadas, e em especial a Mikao Usui, que novamente fez renascer as nossas esperanças e nos legou a arte de cura e a técnica praticada por homens como Buda, Jesus que ascencionaram e detinham o conhecimento do espírito, energia e matéria e usavam-no para curar corpos, equilibrar as almas e elevar os espíritos a plenitude.

Paz e Luz!!!
OM! OM!OM!
No Amor e na Luz,
Eu Sou Fatima dos Anjos



Fonte deste material: Apostila de Reiki de Fatima dos Anjos e Alessandra Sanan




Paz e Luz para Todos Reikianos!!!



Fatima dos Anjos
Terapeuta Holística
perfil:

https://anjodeluz.ning.com/profile/FatimadosAnjos

Exibições: 99

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem hajas pela partilha de tao interessante texto.
Sou reikiana.
O reiki é Amor.
Abraço fraterno
Mariamanu

Bom dia,não sou reikiana(ainda),adoro o assunto,gostei muito do que li.Por onde começar? Moro em São Paulo.
Parabéns Fátima e Alessandra pelos textos...por favor me orientem.
Beijos no coração.
que beleza muito obrigada
AMOR E LUZ...NAMASTÊ
Obrigado Fátima por compartilhar este esclarecimento muito importante para todos nós!

O Reiki, é uma energia transformadora!
Com o Reiki aprendi que estamos todos ligados não somente pela semelhança humana e pelo amor, mas também pela energia Divina.
Por esta energia, posso tocar e ser tocado por qualquer pessoa, esteja onde estiver, nesta ou em outra dimensão independente do tempo e do espaço!

1) Transforma as pessoas que se tornam Reikianas de uma forma definitiva vez que passam a ver tudo e todos de forma diferente com mais amor e interação coletiva.

2)Transforma as pessoas que recebem a energia Reiki, em tratamento alternativo e no auxilio a medicina tradicional, porque atua nas causas das doenças.

Estamos interligados por um Universo de energia!
Moacir Sader: Mestre de Reiki e Karuna

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço