Anjo de Luz

Informação é Luz , ajude a propagar

Tanira Azevedo - Gentileza

Navaratri começa HOJE, culmina com o décimo dia, chamado Vijayadasami (Dia da Vitória)



NAVARATRI
As nove noites sagradas do Navaratri começam nesta sexta.

É mais um dos festivais hindus que simbolizam o triunfo do bem sobre o mal.

Nava vem de nove e Ratri significa noite, que representa a nossa ignorância por causa da escuridão que precisa ser “destruí da” e “transformada” em dia luminoso.
Lakshmi, Durga e Sarasvati
O navaratri é celebrado para remover nossa ignorância existencial.

Essa é uma ocasião quando os aspectos femininos da criação, representados pelas deusas Durga, Lakshmi e Saraswati, são invocados como inspiração para nosso desenvolvimento espiritual.


O primeiro passo é atacar os desejos e apegos. Por isso, Durga é invocada nas três primeiras noites. Depois dessa “luta”, dessa “limpeza”, começamos a “produzir” nossa riqueza espiritual, simbolizada pela veneração à Lakshmi nas três noites seguintes, e só então poderemos chegar à sabedoria que Sarasvati representa, sendo por isso venerada nas três últimas.


Navaratri culmina com o décimo dia, chamado Vijayadasami (Dia da Vitória), ou Vidyarambha(início do conhecimento), quando um boneco é queimado ou lançado ao mar, simbolizando a destruição do ego. Durante as nove noites, cada etapa simboliza uma vitória na direção da Meta, e o nascer do décimo dia representa a vitória final, a luz do conhecimento que acaba com a escuridão da ignorância.



Durga
é uma forma feroz e destruidora de Parvati, a esposa de Shiva. Contam os Puranas que Durga surgiu da união de todas as forças dos Devas(deidades masculinas) que individual e coletivamente não puderam vencer o asura (demônio) Mahisasura, que, em forma de búfalo, oprimia deuses e homens.
Ela é representada montando um tigre ou um leão, tendo 8, 10 ou 12 braços e cada um empunhando uma arma. Durga é forte, destemida e implacável,
conseguindo destruir qualquer tipo de asura. Os devassimbolizam nossa natureza superior e nossas tendências positivas, e, osasuras, nossa natureza inferior e nossas tendências negativas. Devas easuras estão em conflito permanente (as exigências da natureza inferior contra as aspirações da superior) e muitas vezes os devas precisam unir suas forças para conseguir vencer. Mahisasura simboliza o pior inimigo: aignorância, o ego. Para destruí -lo, só mesmo “a união de todos os Devas” (tendências positivas), ou seja, a Mãe Durga, a força e a coragem de acabar (vairagya ou desapego) com todos os apegos e desejos. O veí culo de Durga, tigre ou leão, representa o “ego domado”, ou seja, no seu devido lugar, a serviço dos Devas (forças positivas), despojado de sua arrogância e orgulho e investindo com a beleza da força.

Lakshmi



Lakshmi simboliza a Riqueza em todos os níveis, especialmente a espiritual. Contam os Puranas que ela surgiu do Oceano de Leite: os Devas e asuras fizeram uma trégua para, num esforço conjunto, bater o Oceano de Leite e produzir o Amritam (néctar da Imortalidade). Escolheram uma montanha (Manthara) para servir de batedor e o “rei” das serpentes (Vasuki) para servir de corda.Devas de um lado, asuras
de outro, começa a batedura, que “produz” muitas coisas interessantes, bonitas e poderosas, dentre elas Lakshmi. O Oceano de Leite representa a mente sáttvica, que, quando “batida” (durante o questionamento, etc.), “produz” riqueza espiritual (valores positivos, discernimento, concentração, etc), que culmina no Conhecimento do Eu.


Sarasvati


Sarasvati representa a Sabedoria, a meta de toda busca espiritual. Seu nome literalmente quer dizer “Aquela que dá a essência (sara) do nosso próprio Ser (sva)”. É representada com quatro braços, segurando numa das mãos um mala (colar de contas ou sementes) e numa outra um manuscrito (os Vedas). Com as outras mãos toca uma vina (instrumento musical). Veste um sari branco e está sentada numa rocha ou lótus, à beira de um rio. Seu veí culo é o cisne ou pavão. O sari branco simboliza a pureza do conhecimento, e o lótus também. O fato de estar sentada na rocha mostra que a sabedoria é a base sólida onde o sábio se senta relaxado enquanto a vida (o rio) passa com todos os seus
acontecimentos. O mala e os Vedas representam os meios para se atingir a Sabedoria: o estudo das escrituras (escutar o ensinamento e refletir sobre ele) e a meditação. A vina simboliza todas as artes, ofí­cios, estudos e todo tipo de conhecimento, e também a devoção, ou seja, o relacionamento com o Criador.



Por nove dias, temos a oportunidade de celebrar o nosso desejo de ascensão espiritual.



Possamos todos nestes dias de Navaratri, orar muito e assim receber as bênçãos da Divina Mãe!


Namastê!

Ana Paiva

=====================================================

Exibições: 12

Respostas a este tópico

Amada
grata por partilhar

grata amiga por compartilhar bjs iluminado

lótus para mâe Divina.
Obrigado.Isso é ótimo.

RSS

Seja um apoiador de Anjo de Luz

Para mantermos os sites de Anjo de Luz, precisamos de ajuda financeira. Para nos apoiar é só clicar!
Ao fazer sua doação você expressa sua gratidão pelo serviço!

CHEQUES DA ABUNDÂNCIA

NA LUA NOVA.

CLIQUE AQUI

 
Visit Ave Luz

 

PUBLICIDADE




Badge

Carregando...

Co-criando A NOVA TERRA

«Que os Santos Seres, cujos discípulos aspiramos ser, nos mostrem a luz que
buscamos e nos dêem a poderosa ajuda
de sua Compaixão e Sabedoria. Existe
um AMOR que transcende a toda compreensão e que mora nos corações
daqueles que vivem no Eterno. Há um
Poder que remove todas as coisas. É Ele que vive e se move em quem o Eu é Uno.
Que esse AMOR esteja conosco e que esse
PODER nos eleve até chegar onde o
Iniciador Único é invocado, até ver o Fulgor de Sua Estrela.
Que o AMOR e a bênção dos Santos Seres
se difunda nos mundos.
PAZ e AMOR a todos os Seres»

A lente que olha para um mundo material vê uma realidade, enquanto a lente que olha através do coração vê uma cena totalmente diferente, ainda que elas estejam olhando para o mesmo mundo. A lente que vocês escolherem determinará como experienciarão a sua realidade.

Oração ao Criador

“Amado Criador, eu invoco a sua sagrada e divina luz para fluir em meu ser e através de todo o meu ser agora. Permita-me aceitar uma vibração mais elevada de sua energia, do que eu experienciei anteriormente; envolva-me com as suas verdadeiras qualidades do amor incondicional, da aceitação e do equilíbrio. Permita-me amar a minha alma e a mim mesmo incondicionalmente, aceitando a verdade que existe em meu interior e ao meu redor. Auxilie-me a alcançar a minha iluminação espiritual a partir de um espaço de paz e de equilíbrio, em todos os momentos, promovendo a clareza em meu coração, mente e realidade.
Encoraje-me através da minha conexão profunda e segura e da energia de fluxo eterno do amor incondicional, do equilíbrio e da aceitação, a amar, aceitar e valorizar  todos os aspectos do Criador a minha volta, enquanto aceito a minha verdadeira jornada e missão na Terra.
Eu peço com intenções puras e verdadeiras que o amor incondicional, a aceitação e o equilíbrio do Criador, vibrem com poder na vibração da energia e na freqüência da Terra, de modo que estas qualidades sagradas possam se tornar as realidades de todos.
Eu peço que todas as energias e hábitos desnecessários, e falsas crenças em meu interior e ao meu redor, assim como na Terra e ao redor dela e de toda a humanidade, sejam agora permitidos a se dissolverem, guiados pela vontade do Criador. Permita que um amor que seja um poderoso curador e conforto para todos, penetre na Terra, na civilização e em meu ser agora. Grato e que assim seja.”

© 2024   Criado por Fada San.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço