A Meditação na Luz pode ser feita de duas maneiras:
1 - Arquivo de áudio - MP3 - aproximadamente 7mb
Ficha técnica:
Autor: Profº Sérgio Benedetti;
Locução: Profª Ivelise Amato;
Edição e Gravação: José Paulo Ciscato;
Música: Campo de Estrelas, in O Caminho de Santiago, Áurio Corrá.
O texto da Meditação na Luz foi inspirado no Sadhana - O Caminho Interior, de Sri Sathya Sai Baba.
Antes de fazer o download do áudio, prepare-se:
Use uma roupa confortável e, de preferência, de cor clara.
Pegue uma vela colorida, na cor que desejar, coloque-a num suporte ou castiçal e acenda-a.
Coloque a vela à sua frente, no local onde for fazer a meditação. Deve ser um local onde você possa se sentar confortavelmente, com a coluna ereta e os pés firmemente colocados no chão.
Feitos esses preparativos, pode baixar o arquivo; concentre-se e...
Faça download do áudio >>
2 - Versão em texto
Vamos nos preparar para iniciarmos nossa concentração na luz. Essa técnica é indicada para controlar as emoções e estabilizar a mente; é ótima para combater a insônia, indicada para pessoas que estão com problemas de memória, falta de atenção, agitação mental e para promover o equilíbrio mental e emocional.
Para fazer este exercício, você necessitará de uma vela colorida, de acordo com sua preferência; fósforos ou isqueiro; suporte para apoiar a vela, ou castiçal.
Sente-se com a coluna ereta. Acenda a vela. Faça um mudra (gesto) unindo os indicadores e os polegares. Faça algumas respirações bem profundas, ao inspirar diga mentalmente: "Estou" e, ao expirar, diga "tranqüilo". Enquanto você respira, leve toda a sua atenção para a chama da vela, olhando-a fixamente. Ao término de cerca de 10 respirações, apague a vela, feche os olhos e procure concentrar o ponto luminoso que você verá com os olhos fechados entre as sobrancelhas. Durante alguns segundos, procure manter esse ponto luminoso fixo e imóvel até que o foco luminoso se desvaneça naturalmente. Se ele se transformar num foco de luz, permaneça por mais tempo simplesmente observando-o e sem fazer julgamentos. É provável que, no início, você encontre algumas barreiras que deverão ser superadas. Este exercício atinge seu ponto de excelência quando você conseguir manter o foco luminoso imóvel, no centro da testa. Vencendo essas etapas, você poderá dinamizar o seu exercício permitindo que o foco luminoso se expanda, inundando todo o seu cérebro de luz; depois, ampliando-o para todo o seu corpo; depois, para o ambiente onde você habita, seu bairro, sua cidade, seu país, todo o planeta. Envolva tudo com sua luz, fazendo com que ela se expanda para o Universo inteiro. Nesse momento, você poderá vibrar paz, harmonia e progresso para todos os reinos da natureza e para todos os seres do Universo.
Ao encerrar a vibração, permita que a sua luz vá retornando para você até voltar a se condensar no centro de sua testa ou, se preferir, no seu coração.
Faça algumas respirações profundas, retornando ao seu estado de plena consciência e espreguice-se gostosamente.
Você está agora preparado e sintonizado para desfrutar intensamente de um bom relaxamento.
Deite-se confortavelmente, de preferência com as pernas ligeiramente separadas, braços ao longo do corpo e palmas das mãos para cima.
Repita sua respiração rítmica e consciente, inspirando diga mentalmente "estou" e expirando diga "tranqüilo". "Estou tranqüilo, completamente tranqüilo".
Visualize mentalmente o seu pé esquerdo. // Relaxe o seu pé esquerdo começando pelos dedos, o peito do pé, sola do pé, calcanhar, tornozelo, perna, barriga da perna, joelho, coxa, parte anterior e parte posterior e sinta uma agradável sensação de peso e calor que já começa a se manifestar desde o alto de sua coxa até a ponta dos dedos do seu pé esquerdo.
Leve agora a sua atenção para o seu pé direito. // Relaxe o seu pé direito começando pelos dedos, o peito do pé, sola do pé, calcanhar, tornozelo, perna, barriga da perna, joelho, coxa, parte anterior e parte posterior e sinta uma agradável sensação de peso e calor que já começa a se manifestar desde o alto de sua coxa até a ponta dos dedos do seu pé direito.
Leve agora a sua atenção para a sua mão esquerda. // Relaxe a sua mão esquerda, começando pelos dedos, costas da mão, palma da mão, pulso, antebraço, cotovelo, braço e ombro esquerdo. Sinta a agradável sensação de peso e calor que se irradia desde o ombro até as pontas dos dedos de sua mão esquerda. //
Leve agora a sua atenção para a sua mão direita. // Relaxe a sua mão direita, começando pelos, costas da mão, palma da mão, pulso, antebraço, cotovelo, braço e ombro direito. Sinta a agradável sensação de peso e calor que se irradia desde o ombro até as pontas dos dedos de sua mão direita. //
Leve agora a sua atenção para a parte anterior do seu tronco, relaxando os músculos do peito, sentindo-os descontraírem-se completamente como se os músculos estivessem se espalhando lateralmente. Relaxe a região do Plexo Solar, relaxando também todos os músculos abdominais. Relaxe o estômago, os intestinos, o fígado, o baço, a bexiga, toda a região pélvica, a região anal e as nádegas e toda a coluna, desde a região do cóccix até a região dos omoplatas e parte superior dos ombros. //
Relaxe agora a sua nuca, imaginando como se duas mãos estivessem massageando toda essa região muscular, descontraindo, descongestionando, soltando fibra por fibra de todos os músculos. // Sinta agora essas mãos massagearem o seu couro cabeludo, na base // subindo em direção às orelhas // subindo em direção às têmporas // indo para o alto da cabeça // agora para trás da cabeça. // Essas mãos massageiam em seguida a sua testa, tornando-a suavemente lisa e fresca. Sinta como é agradável essa sensação de frescor. //
Relaxe as sobrancelhas, sinta essas mãos massagearem ao redor dos seus olhos, as pálpebras se tocam suavemente e a massagem continua pelo nariz, nas bochechas, nos lábios, no queixo. Sinta o seu queixo ficar pesado e o maxilar inferior separar-se do superior, seus lábios se tocam levemente, solte a sua língua, relaxe a garganta e relaxe todo o pescoço. Você está profunda a agradavelmente relaxado e descontraído fisicamente.
Repita mentalmente junto comigo: Nego toda a má influência de pessoas, circunstâncias e coisas negativas.
Afirmo meu poder, meu equilíbrio e minha superioridade sobre essas mesmas coisas. Que assim seja e assim será.
http://www.ciberneticamental.com.br/medita.php